Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sistema de Templos e Monumentos

Com a atualização para a Versão 0.3.2. o sistema de Monumentos foi revisto e ocorreu a adição de um novo edifício no Ikariam, o Templo. Assim, ao construir um Templo e colocar Sacerdotes no Templo para converter cidadãos, os jogadores obtém fé para o Monumento da ilha na qual a cidade está localizada. Ao contrário dos Cientistas, os Sacerdotes não possuem nenhum custo. Ao colocar Sacerdotes no Templo o jogador apenas deixa de render 3 ouros/hora para cada cidadão que for utilizado como Sacerdote.

Ressaltamos que, as cidades Inativas, em Modo Férias, Banidas ou que não possuem Templo, não contam para o barômetro da fé do Monumento da Ilha. Entenderá isso em detalhes quando explicitarmos os exemplos neste tutorial.

Quando clicar sobre o Monumento da ilha de uma de suas cidades, você visualizará no lado esquerdo da tela uma janela que exibe o nível atual de expansão do Monumento da Ilha. Existem 5 níveis de expansão no total e, para evoluir os níveis é necessário doar bens de luxo para o monumento. Os bens de luxo que podem ser doados são selecionados de acordo com o tipo de recurso da ilha. Isso quer dizer que, se o Monumento que quero evoluir está em uma ilha de Enxofre, só poderei doar Cristal, Vinho e Mármore para evoluir o Monumento. Na figura 2 exibimos o Nível 3 de evolução de um Monumento, que está em uma ilha de Mármore (ou seja, só podem ser doados: Vinho, Cristal ou Enxofre para a evolução do Monumento).



Figura 2 - Níveis de Evolução do Monumento



Dessa forma, ao visualizarmos o Barômetro da Fé de um Monumento que esteja no nível 3 de evolução iremos ver apenas 3 espaços abertos para exibição da fé que foi obtida pela conversão. Se os jogadores estiverem convertendo uma quantidade de fé superior ao que o barâmetro suporta (no nível 3 é 60%), o valor não excederá o limite imposto. Para poder conseguir uma fé maior, precisará primeiro liberar mais níveis para o Monumento, doando bens de luxo na tela exibida na Figura 2.




Figura 3 - Barômetro da Fé de um Monumento no Nível 3, com 0% de conversão



Na Figura 4 exibimos a mensagem que aparece quando o Monumento atinge o nível máximo de expansão.




Figura 4 - Nível Máximo de Evolução do Monumento



E na Figura 5 mostramos a imagem do Barômetro da Fé com 98% de fé, que é o mínimo necessário para poder utilizar o Nível 5 de benção do Monumento.




Figura 5 - Barômetro da Fé de um Monumento no nível 5, com 98% de conversão


Abaixo colocamos uma tabela com as quantidades de recursos necessárias para evoluir os níveis do Monumento, o tempo para a evolução de cada nível e ainda a quantidade de fé necessária para ativar cada um dos níveis.



Figura 6 - Tabela com informações da evolução e quantidade de fé necessária para ativação dos Monumentos



Funcionamento Geral dos Monumentos



Antes de passarmos à explicação específica das bençãos e funcionamento de cada Monumento, vamos entender como ocorre o funcionamento geral deles e a ligação dos Monumentos com os Templos.

  • Conversão


Para obter fé no Monumento da sua ilha para poder ativar os Milagres ou Bençãos, precisa designar Sacerdotes para trabalhar no seu Templo, convertendo a população das cidades que possuem templo na ilha.

Para fazer isso, clique sobre o Templo e na barra de seleção indique quantos são os Sacerdotes que você quer colocar para converter os cidadãos, como indicamos na Figura 7.


Figura 7 - Barra de seleção para designar Sacerdotes no Templo


Cada sacerdote converte além dele mesmo, mais 4 cidadãos. Isso quer dizer que para cada Sacerdote designado no Templo, 5 cidadãos dessa ilha serão convertidos. Com isso, você estará ajudando a subir a fé da ilha.

Exemplo 1: Uma ilha com duas cidades, sendo que em uma delas cabem 2000 cidadãos e na outra cabem 1000 cidadãos e, considere que as duas possuem Templo (Figura 8).


Figura 8 - Ilha com duas cidades, ambas com Templo


Nesse caso, os cidadãos das duas cidades serão considerados para a conversão dos Sacerdotes. Como cada sacerdote converte 5 cidadãos (contando com o próprio sacerdote), o jogador com a cidade que possui 2000 habitantes precisará ter pelo menos 400 sacerdotes para que ele consiga converter 100% de seus cidadãos. Caso ele converta menos que 100%, o outro jogador da ilha poderá compensar essa diferença por ele, convertendo mais do que 100%. Observemos a Figura 9 abaixo, que aparece quando clicamos sobre o Monumento, mostrando as conversões da cidade e a parte da ilha correspondente a aquela cidade:


Figura 9 - Quantidade de sacerdotes das duas cidades e suas respectivas conversões - Conversão da cidade e sua contribuição para a ilha


Observe que, uma cidade possui um espaço para cidadãos igual a 2 vezes mais do que a outra cidade, ou seja, 2000 é duas vezes maior que 1000. No Templo, o jogador colocou da cidade com 2000 cidadãos colocou 400 sacerdotes. Como cada sacerdote converte 5 cidadãos (contando com ele próprio), nesta cidade teremos uma conversão de 100% dos habitantes, ou seja, todos os 2000 habitantes serão convertidos.

Na cidade que possui 1000 cidadãos foi designado um número de 200 sacerdotes. Com isso, temos que 200 sacerdotes vezes 5 será igual a 1000 habitantes convertidos, ou seja, 100%.

Para calcular a parte da ilha, procedemos da seguinte forma:
- Somamos todos os cidadãos da ilha que estão em cidades que tenham Templo. Nesse caso, temos 2 cidades com templo e um total de 2000 + 1000 = 3000 cidadãos.
- Portanto, 3000 cidadãos representa 100% da população das cidades que possuem Templo na ilha.
- Tomemos a cidade que possui 2000 cidadãos. A quantidade 2000 (número de cidadãos convertidos) representa 66,7% do total que calculamos, 3000. Podemos achar essa porcentagem dividindo 2000 por 3000 e o resultado multiplicando por 100.
- Tomemos a cidade que possui 1000 cidadãos. A quantidade 1000 (número de cidadãos convertidos) representa 33,3% do total que calculamos, 3000. Podemos achar essa porcentagem dividindo 1000 por 3000 e o resultado multiplicando por 100.

Dessa forma, somando as partes da ilha das duas cidades: 66,7% e 33,3% obtemos 100% de conversão da população da ilha (contando apenas cidades com templo) e, dessa forma, o jogador poderá usufruir do seu Monumento no Nível Máximo, ou seja, o Nível 5.

Em geral, para encontrarmos a porcentagem de fé que uma cidade está contribuindo para a ilha, usamos a fórmula apresentada na Figura 10:


Figura 10 - Fórmula para calcular a parte da fé da ilha que uma determinada cidade contribui


Ressaltamos que no Exemplo 1, o cálculo da Fé da ilha funcionaria da mesma forma caso a ilha possuísse mais cidades desde que essas cidades:
1 - Estivessem em Modo Férias;
2 - Estivessem banidas;
3 - Estivessem inativas;
4 - Não possuíssem Templo.

Exemplo 2: Vamos utilizar o mesmo caso do Exemplo 1, mas agora uma das cidades com Templo não designou nenhum sacerdote para converter cidadãos. Então, teremos a seguinte situação na janela que exibe a conversão da cidade e a parte da ilha (Figura 11):


Figura 11 - Quantidade de sacerdotes das duas cidades e suas respectivas conversões


Na primeira cidade o jogador não retirou nem colocou nenhum sacerdote. Enquanto que, na segunda cidade o jogador retirou todos os sacerdotes. Observe que os valores de conversão da primeira cidade não se alterou. Isso ocorre porque na primeira cidade o jogador continua utilizando 400 sacerdotes e, estes sacerdotes continuam convertendo um total de 2000 habitantes da ilha.

Como 2000 habitantes representa 66,7% do total da população da ilha que é de 3000 habitantes (contando somente as cidades que possuem Templo), então a conversão dessa cidade permanece inalterada. A cidade converterá 100% de seus cidadãos, ou seja, 66,7% da população da ilha.

Exemplo 3: Se o jogador que possui a cidade com 2000 habitantes quiser continuar utilizando o Monumento no Level 5, precisará "compensar" os sacerdotes que o outro jogador retirou do Templo. Isso quer dizer que, se na ilha temos 3000 habitantes, ele precisará designar uma quantidade de sacerdotes igual a: 3000 / 5 = 600 sacerdotes.

Ou seja, no Templo, ele deve designar 600 sacerdotes para converter, além dos seus cidadãos, os cidadãos da cidade do outro jogador. Assim, na parte da conversão da cidade, o valor que será apresentado será de 150%, ou seja, 100% + 50%.

Os 100% estão relacionados com a população da própria cidade. Como a outra cidade possui a metade da população, ou seja, 50%, basta somar esses dois valores para obter a parte que essa cidade ajuda na conversão da ilha.

E a parte da ilha convertida será um total de 100%, pois toda a população da ilha (contando as cidades que possuem Templo) está sendo convertida.

Exemplo 4: um exemplo, na prática, de como funciona a conversão de cada cidade e a parte da ilha pode ser visto na Figura abaixo.


Figura 12 - Conversões das cidades e parte da fé da ilha, em uma determinada ilha


Na Figura 12 apresentamos as conversões dos cidadãos de uma ilha que possui 16 cidades. Observe que existem apenas 13 cidades nessa listagem. Isso ocorreu porque 3 cidades desta ilha estão em Modo Férias.

Além disso, uma das cidades apresenta 0 Sacerdotes e 0% de conversão (para a cidade e também para a parte da ilha). Essa cidade não possui Templo, portanto é descartada do cálculo final da fé.

Observe ainda que cada cidade possui sua parte da conversão própria e a parte da ilha. As Cidades 1, 6, 8, 10, 11, 12 e 13 estão convertendo, além da população da sua cidade, uma parte da população de outras cidades.

As Cidades 2, 4, 5, 7 e 9 estão convertendo menos de 100%, ou seja, estão convertendo menos do total de habitantes da própria cidade.

Como algumas cidades estão com conversão abaixo de 100%, as outras precisam "compensar" a conversão delas, convertendo mais de 100% para atingir níveis mais altos do Monumento.

Como as cidades possuem diferentes tamanhos, converter 100% da população de uma cidade com 2000 habitantes representa uma parte maior de conversão da ilha do que converter 100% da população de uma cidade com 1000 habitantes. Como vimos no exemplo anterior, uma cidade possuía o dobro de habitantes da outra. Portanto, se uma cidade converte 1000 habitantes e a outra converte 2000, a cidade que converte 2000 contribui com o dobro da conversão para a parte da ilha.

Para saber qual é o nível que o Monumento pode atingir, olhando o quadro de conversões, basta somar as partes da ilha e verificar o resultado dessa soma. Vamos calcular o Nível que pode chegar o Monumento da Figura 12, apresentada acima:

Fé no Monumento = 12,3% + 8,4% + 9,2% + 0,2% + 9,9% + 6,3% + 11,8% + 2,8% + 15,8% + 11,5% + 9,2% + 9,9%
Fé no Monumento = 107,3%


Ou seja, o Monumento cujas conversões postamos acima, pode atingir o Nível 5 e ainda restarão 7,3% de conversão acima do Limite do Barômetro da Fé que é de 100%.

  • Ativação do Milagre e Taxa de Crescimento/Decrescimento do Nível de Fé


Para ativar um Milagre, é necessário que o Barômetro de Fé do Monumento atinja a porcentagem de fé que exibimos na Tabela da Figura 6, no início deste tutorial:

Nível 1 = 20%
Nível 2 = 40%
Nível 3 = 60%
Nível 4 = 80%
Nível 5 = 98%


Figura 13 - Imagem do Templo em uma Ilha com o Monumento Colosso - Botão de Ativação


Na Figura 13 podemos observar o botão de ativação do Monumento, que aparece dentro do Templo. Ao ativar o Monumento, automaticamente esse botão é desabilitado e a contagem do tempo de Regeneração do Milagre se inicia. Só poderá ativar novamente o Milagre assim que o Monumento for regenerado. Explicaremos sobre regeneração a seguir.


Regeneração do Milagre do Monumento


Esta é uma das partes mais complexas para compreensão no que diz respeito ao tema Monumentos/Templos.

Quando ativamos um Milagre, precisamos esperar um determinado tempo até podermos ativar novamente. Durante esse período que não podemos ativar, o que está ocorrendo é exatamente a Regeneração do Milagre do Monumento. Isso evita que o jogador possa ativar o Monumento sucessivas vezes, quando bem entender.

Os valores padrões de Regeneração são apresentados no menu Ajuda do Jogo. Nas imagens que se seguem neste tutorial apresentaremos o print da descrição de cada Monumento, com as Regenerações originais.

Vamos entender como funciona a Regeneração de uma forma geral:

- Cada Monumento possui um determinado período chamado de Regeneração.
- A Regeneração é o período de tempo que o Monumento gasta para regenerar o botão de ativação do Milagre, após ele ter sido ativado uma vez.

Ou seja, se você ativa o Milagre agora, ele gastará um determinado período para ser regenerado para poder ser utilizado de novo.

Quando você possui mais de uma cidade com Templo destinado ao mesmo Monumento, por exemplo, duas cidades com Templo em ilhas com Colosso, o que mudará é o Tempo de Regeneração. Você não poderá ativar duas vezes o monumento em sequência.

Os tempos de Regeneração são fáceis de ser calculados quando as cidades estão em ilhas cujo Monumento esteja no Level 5. Para calcular a Regeneração nesses casos, basta pegar o tempo original de Regeneração e dividir pela quantidade de cidades suas que possuem Templos destinados à este Monumento.

Outra característica importante: suponhamos que você tenha dois Templos voltados para o mesmo Monumento. Se a fé em um dos Monumentos estiver no Nível 3 e no outro estiver no Nível 5, para ativar a benção de Nível 5, precisa ir ao Templo cujo Monumento da Ilha esteja no Nível 5. Se ativar no outro Templo, a benção ativada será de Nível 3.

Exemplo:

Possuo 3 cidades com Templo em uma ilha com Colosso no Level 5. Nesse caso, o tempo de regeneração é:
Regeneração = 3 dias / 3 cidades
Regeneração = 1 dia

Ou seja, após ativar o Colosso, após 24 horas poderá ativar novamente.

O cálculo da Regeneração quando o jogador possui vários Templos para o mesmo monumento é um pouco mais complexo. Se o jogador possui todas as cidades com o Templo na mesma ilha, o cálculo é mais simples, pois para todos os Templos o Monumento estará no mesmo nível. Mas, se o jogador possui cidades com Templo em diferentes ilhas que possuem o mesmo Monumento, mas em níveis diferentes, neste caso, o cálculo se torna mais trabalhoso.

Colocaremos tabelas com alguns valores de Regeneração abaixo da descrição de cada Monumento, pois os valores originais de Regeneração de cada um dos Monumentos são diferentes.

NOTA: Alguns dos valores mostrados nas Tabelas são os valores reais e foram conferidos em testes. Outros valores foram calculados a partir dos dados iniciais obtidos. Se quiser ajudar a calcular os valores, baseados com cálculos corretos ou em testes feitos em algum servidor, me envie MP para que possamos incluir no Tutorial.

NOTA 2: Como existe a possibilidade do jogador construir 12 cidades e, também é possível que ele faça cada cidade em ilhas diferentes, suponhamos que ele faça sempre em ilhas com Colosso e use templo em todas as cidades. Se o nível do Colosso for diferente em cada ilha, então o cálculo da Regeneração se torna muito complexo, pois além da quantidade de Templos relacionados ao monumento, envolve também o nível do Monumento em cada ilha. 

Dessa forma, precisaríamos fazer inúmeras tabelas de Regeneração para cada nível de Monumento, o que iria tornar o tutorial muito mais extenso do que já está. Sem falar que teríamos uma extensa página com dezenas de tabelas com valores de regeneração. Mas, tenha em mente que, quanto mais Templos destinados ao mesmo Monumento e, quanto maior o nível da fé em cada Monumento, menor será o tempo de Regeneração do Monumento.



Bosque Sagrado de Hades



Figura 14 - Descrição das Bençãos do Monumento Bosque Sagrado de Hades


O Monumento Bosque Sagrado de Hades deve ser utilizado quando você estiver na defesa, ou seja, quando estiver recebendo um ataque. Ativando a benção do Monumento enquanto você estiver sendo atacado em uma de suas cidades (Ocupações e Guarnição em aliados não contam), para cada soldado morto em combate, uma parte do material gasto para treinar esse soldado é revertida em mármore para a sua cidade, independente se o soldado morto em combate é do inimigo, de algum aliado ou seu. Vamos ver um Exemplo:

Exemplo (Bosque Sagrado de Hades): Suponhamos que você tenha um Templo em ilha com este monumento e ele esteja no Nível 3. Portanto, a sua benção fará com que 20% de todos os recursos gastos no recrutamento das tropas que forem mortas em combate sejam revertidos em Mármore para você.

O mármore é creditado em sua cidade após o final de cada Round do combate, portanto, poderá ir utilizando os recursos ou transportando para outras cidades, deixando-os protegidos.

Vamos supor que em determinado round as seguintes tropas tenham sido mortas (somando inimigos e aliados):

- 300 Hoplitas (300*30  + 300*40  = 21000 recursos)
- 20 Balões (20*250  + 20*40  = 5800 recursos)
- 20 Morteiros (20*1250  + 20*300  = 31000 recursos)
- 240 Espadachins (240*30  + 240*30  = 14400 recursos)

- Total de recursos gastos no recrutamento destas unidades: 72200 recursos


Com a benção no Nível 3, teremos que calcular 20% de 72200, que dá como resultado: 14440 creditados na cidade na qual ocorre o combate.

Lembrando que, o combate pode ser realizado em qualquer cidade sua. Se o Monumento for ativado, você receberá o mármore na sua cidade que estiver sendo atacada durante o período de duração da benção. 

A duração da benção deste Monumento é de 16 horas e o período de Regeneração original é de 96 horas (4 dias). Abaixo temos alguns valores para a Regeneração deste Monumento, caso você tenha mais de 1 cidade com Templo voltado para este Monumento.

Observação Final: este monumento está presente em 436 ilhas do mapa do ikariam, ou seja, 8,1% das ilhas.

Tabela de Regeneração Principal - Todos os Monumentos no Mesmo Nível de Benção


Figura 15 - Tabela de Regeneração do Monumento Bosque Sagrado de Hades (EM HORAS)


Jardins de Demeter



Figura 16 - Descrição das Bençãos do Monumento Jardins de Demeter


Este Monumento pode ser utilizado para ajudar no crescimento populacional de suas cidades. Pode ser útil em guerra, nas quais a reposição de tropas é muito importante. E pode simplesmente ajudar a lotar mais rapidamente suas cidades. Outra utilidade deste templo é poder diminuir bastante a quantidade de vinho que é gasta na Taberna, enquanto a benção estiver em atividade.

Exemplo (Jardins de Demeter): Suponhamos que você possua a benção do Jardins de Demeter no Nível 4. Portanto, ao ativar esta benção, a população de todas as suas cidades aumentará em 4 cidadãos por hora, ou seja, 4/h.

Dessa forma, você poderá repor a população utilizada para recrutar tropas de forma muito rápida e, além disso, nas cidades que estiverem com lotação máxima, poderá diminuir o gasto de vinho na Taberna, valendo-se do aumento de 4 cidadãos por hora dados pelo Monumento.

A duração da benção deste Monumento é de 24 horas (1 dia) e o período de Regeneração original é de 216 horas (9 dias). Abaixo temos alguns valores para a Regeneração deste Monumento, caso você tenha mais de 1 cidade com Templo voltado para este Monumento.

Observação Final: este monumento está presente em 398 ilhas do mapa do ikariam, ou seja, 7,4% das ilhas.

Tabela de Regeneração Principal - Todos os Monumentos no Mesmo Nível de Benção


Figura 17 - Tabela de Regeneração do Monumento Jardins de Demeter (EM HORAS)



Forja de Hefesto



Figura 18 - Descrição das Bençãos do Monumento Forja de Hefesto


Este Monumento é bastante útil para os combates, sendo que pode ser utilizado tanto para defesa como para o ataque, tanto com tropas como para frotas.

Ao ativar a benção da Forja de Hephesto, você estará melhorando a armadura e o poder da arma de cada unidade de combate sua que entre em combate durante o período em que o Milagre estiver ativo.

A benção da Forja reforçará apenas as suas unidades, não reforçando unidades aliadas que estejam no mesmo combate. Portanto, a Forja ajudará no combate quando um grupo de unidades de combate seu estiver no front do campo de batalha, ou seja, quando não estiver na reserva. Por exemplo, você pode ter Gigantes a Vapor na reserva, mas ter Espadachins no front, participando do flanco do combate. Dessa forma, você causará maior dano no inimigo, caso as unidades do inimigo no flanco não possuam também uma Forja de mesmo nível ou superior.

A benção deste Monumento dura 24 horas (1 dia), sendo que poderá ativar ela novamente somente após a Regeneração do Milagre do Monumento. Se você quiser ativar esse monumento mais rapidamente, ao invés de usar apenas uma vez por semana, terá que dedicar mais de um Templo para este Monumento, diminuindo assim o tempo de Regeneração.

Exemplo (Forja de Hephesto): Se você tiver uma benção da Forja de Hephesto no Nível 5, cada unidade de combate sua ganhará mais 2 pontos de armadura e as armas das unidades causarão mais 20% de dano nos soldados inimigos. Por exemplo, um Hoplita com Armadura = 1 e que possui uma arma com poder de dano igual a 18 ( Dano = 18 ), passará a ter, após a ativação do Milagre no Nível 5, Armadura = 3 e Dano = 21,6 ( Dano = 18 + 18*20% = 18 + 3,6 = 21,6 )

Observação Final: este monumento está presente em 355 ilhas do mapa do ikariam, ou seja, 6,6% das ilhas.

Tabela de Regeneração Principal - Todos os Monumentos no Mesmo Nível de Benção


Figura 19 - Tabela de Regeneração do Monumento Forja de Hefesto (EM HORAS)


Templo de Atena



Figura 20 - Descrição das Bençãos do Monumento Templo de Atena


O Templo de Atena pode ser utilizado para proteger uma quantidade maior de bens em suas cidades durante o período em que o Milagre estiver ativo. Você poderá proteger ainda mais se utilizar além da benção do Templo de Atena a proteção adquirida por meio de Ambrosias. Mas, tratemos aqui apenas do Templo de Atena.

Ao ativar a benção deste Monumento, você irá proteger durante 24 horas (1 dia) uma quantidade maior do que aquela exibida dentro de seus armazéns.

O tempo de regeneração deste Tempo é semelhante ao da Forja de Hephesto, ou seja, poderá ativar uma vez a cada 7 dias. Para diminuir esse tempo, basta dedicar mais Templos para este Monumento.

Exemplo (Templo de Atena): suponha que você possa ativar um Monumento do Templo de Atenas no Nível 5, portanto, aumentará a proteção de todos os seus armazéns em 200%. ATENÇÃO: você aumenta em 200% a proteção que já existe no armazém, isso é diferente de dizer que protegerá 200% dos bens (o que não possui lógica, e com isso, todos os bens estariam guardados à salvo).

Para calcular a quantidade de cada recurso que seu armazém irá guardar, verifique a quantidade de bens que seu armazém guarda atualmente e multiplique pela porcentagem da benção que você tem. No nosso caso, são 200%. Então, some a quantidade de recursos seguros pela benção com a quantidade de bens guardadas pelo armazém.

Com um armazém de Nível 28, guardamos um total de 12580 recursos. Com mais 200% ( +200% ) de recursos seguros pela benção, teremos:

Bens protegidos = 12580 + 12580 * 200%
Bens protegidos = 12580 + 25160
Bens protegidos = 37740


Para facilitar o cálculo da porcentagem, basta pegar a quantidade de recursos, multiplicar por 200 ( ou outro valor, de acordo com o nível de benção ) e o resultado dividir por 100 ( daí o nome porcentagem, que vem do latim e que indica que temos um número dividido por cem ).

Observação Final: este monumento está presente em 366 ilhas do mapa do ikariam, ou seja, 6,8% das ilhas.

Tabela de Regeneração Principal - Todos os Monumentos no Mesmo Nível de Benção


Figura 21 - Tabela de Regeneração do Monumento Templo de Atena (EM HORAS)



Templo de Hermes



Figura 22 - Descrição das Bençãos do Monumento Templo de Hermes


A benção do Templo de Hermes é utilizada para aumentar a velocidade de carregamento dos barcos de comércio, podendo ser utilizada no dia a dia do jogo, para diminuir o tempo de carregamento, diminuindo com isso o tempo para transportar mercadorias de uma cidade para outra.

Pode ser utilizado para a defesa, retirando mais rapidamente bens de uma cidade que está prestes a ser pilhada. Pode também ajudar a carregar mais rapidamente as tropas nos barcos de comércio, chegando mais rápido ao destino desejado, diminuindo o tempo de carregamento.

O aumento da velocidade de carregamento dos recursos no porto só contam para carregamentos iniciados após a ativação da benção. Se você colocar uma quantidade grande de barcos para carregar e só depois ativar o Templo de Hermes, a benção não fará nenhuma alteração na ação que se iniciou antes da ativação.

Exemplo (Templo de Hermes): utilizando este templo, você aumenta um determinado percentual da velocidade de carregamento dos barcos de comércio no porto de suas cidades. Suponhamos que você ative o seu Templo de Hermes no Nível 2, ou seja, um aumento de 40% na velocidade de carregamento dos barcos. Suponha que em uma das cidades você tenha dois portos de Nível 6. Portanto, cada porto carrega 213 bens por minuto, totalizando 426 bens por minuto ao todo.

Com a benção do Templo de Hermes ativada no Nível 2, você aumentará em 40% essa velocidade de carregamento:

426 + 426*40% = 426 + 170,4 = 596,4 bens por minuto


Figura 23 - Vista interna do porto, mostrando o Templo de Hermes de Nível 4 em atividade


Assim como os demais monumentos, segue uma tabela e Regeneração da benção do Monumento.

Observação Final: este monumento está presente em 964 ilhas do mapa do ikariam, ou seja, 18% das ilhas.

Tabela de Regeneração Principal - Todos os Monumentos no Mesmo Nível de Benção


Figura 24 - Tabela de Regeneração do Monumento Templo de Hermes (EM HORAS)



Templo de Poseidon



Figura 25 - Descrição das Bençãos do Monumento Templo de Poseidon


O Templo de Poseidon é bem útil, tanto para jogadores que gostam de guerra como para jogadores que prezam pela evolução de suas cidades, economizando tempo para o translado de recursos. A benção do Templo de Poseidon atua sobre o tempo de translado dos barcos de comércio e dos barcos de guerra, ou seja, diminui o tempo de chegada dos barcos ao destino escolhido.

Assim como o Templos de Hermes, o Templo de Poseidon só altera a velocidade dos barcos que iniciarem a viagem após a ativação da benção. O tempo de translado de uma missão que já esteja em curso no momento da ativação do milagre não é recalculado.

A fórmula para calcular o tempo de translado dos barcos na atual versão do ikariam é:



Em que,
-> TempoTranslado é o tempo de translado que queremos calcular;
-> Velocidade é o valor da velocidade do barco que estivermos considerando no cálculo.


Barco de Carga - Velocidade: 60


Lança-Chamas - Velocidade: 40


Trireme - Velocidade: 30


Abalroador a Vapor - Velocidade: 30


Balista - Velocidade: 30


Barco Catapulta - Velocidade: 30


Barco Morteiro - Velocidade: 20


Submergível - Velocidade: 40


-> A raiz quadrada que aparece na fórmula é a Fórmula para o cálculo da distância entre dois pontos que conhecemos da Geometria Analítica, que pode ser obtida usando o Teorema de Pitágoras.



Exemplo (Templo de Poseidon): conforme vimos, o Templo de Poseidon aumenta a velocidade de todos os barcos do jogador que utilizar sua benção. Vamos supor que você tenha um Templo de Poseidon no Nível 3, ou seja, um aumento de 50% na velocidade de todos os barcos.

Se você quiser enviar um bloqueio utilizando o seguinte grupo de barcos: Abalroadores + Balistas + Submergíveis, a velocidade do grupo de barcos será a velocidade do barco mais lento. Nesse caso, os Balistas e Abalroadores possuem Velocidade 30, que também será a velocidade do grupo de barcos.

Suponha que sua coordenada seja 33:33 e a coordenada da cidade que quer bloquear seja 33:36. Portanto, o Tempo de Translado, sem a benção de Poseidon, será:

Tempo de Translado = ( 1200 / 30 ) * RAIZ [ ( 33 - 33 )² + ( 33 - 36 )² ]
Tempo de Translado = 40 * RAIZ [ 0² - 3² ]
Tempo de Translado = 40 * RAIZ [9]
Tempo de Translado = 40 * 3

Tempo de Translado = 120 minutos
ou
Tempo de Translado = 2 horas


Se você ativar o Templo de Poseidon de Nível 3, a velocidade dos seus barcos, que era de 30, passará a ser de:

Velocidade (com Poseidon Nível 3) = velocidade + velocidade*50%
Velocidade (com Poseidon Nível 3) = 30 + 30*50%
Velocidade (com Poseidon Nível 3) = 30 + 15

Velocidade (com Poseidon Nível 3) = 45


Portanto, o tempo de translado será reduzido para:

Tempo de Translado = ( 1200 / 45 ) * RAIZ [ ( 33 - 33 )² + ( 33 - 36 )² ]
Tempo de Translado = 26,66666666666667 * RAIZ [ 0² - 3² ]
Tempo de Translado = 26,66666666666667 * RAIZ [9]
Tempo de Translado = 26,66666666666667 * 3

Tempo de Translado = 80 minutos
ou
Tempo de Translado = 1 hora e 20 minutos


Observação Final: este monumento está presente em 963 ilhas do mapa do ikariam, ou seja, 18% das ilhas.

Tabela de Regeneração Principal - Todos os Monumentos no Mesmo Nível de Benção


Figura 26 - Tabela de Regeneração do Monumento Templo de Poseidon (EM HORAS)



Fortaleza de Ares



Figura 26 - Descrição das Bençãos do Monumento Fortaleza de Ares


A Fortaleza de Ares é outro monumento para ser utilizado especificamente em combates, tanto para o ataque como para a defesa, seja por terra ou pelo mar. Ao ativar a benção deste monumento, quando entrar em um combate, estará aumentando durante todos os rounds uma determinada porcentagem da moral das tropas ou frotas, tanto do lado aliado como do lado inimigo.

Ou seja, ao ativar esse milagre, você, seus aliados e também todos os inimigos envolvidos no combate terão uma parte da moral regenerada pela benção da Fortaleza de Ares. Aparentemente é uma benção inútil mas, se bem utilizada pelo mar, pode gerar combates que terminam quando um dos lados não tem mais barcos suficientes para manter as linhas de combate principais.

Os valores que aparecem na descrição do Monumento Fortaleza de Ares aparecem em formato numérico, mas aqueles valores representam porcentagens de moral que são regeneradas.

O valor +50 de moral, representa uma regeneração de 5% da moral das tropas de todos os envolvidos no combate.
O valor +100 de moral, representa uma regeneração de 10% da moral das tropas de todos os envolvidos no combate.
O valor +200 de moral, representa uma regeneração de 20% da moral das tropas de todos os envolvidos no combate.
O valor +300 de moral, representa uma regeneração de 30% da moral das tropas de todos os envolvidos no combate.
O valor +1000 de moral, representa uma regeneração de 100% da moral das tropas de todos os envolvidos no combate.

Lembrando que o valor da moral das tropas e frotas NÃO é limitado superiormente em 100%. Isso quer dizer que, se eu inicio o combate com 100% de moral, perco 20% de moral decorrente do round travado e uso uma benção de Nível 4 da Fortaleza de Ares (+300), a moral das suas tropas ficará em 110%. Portanto, no round seguinte, você iniciará o combate com 110% de moral.

Só ressaltando que, você pode utilizar esse Monumento tanto quando estiver sendo atacado como para quando estiver atacando. Ou seja, se for atacar um jogador com uma quantidade grande de barcos e quiser destruir todos os barcos dele, poderá ativar o Monumento antes ou durante o combate, segurando a moral até o final do combate pela falta de unidades na linha de combate principal.

Exemplo (Fortaleza de Ares): em um combate marítimo no qual pelo menos um dos jogadores usa uma benção da Fortaleza de Ares, poderá gerar combates marítimos com uma quantidade muito maior de Rounds, pois os barcos não serão dispersados pelo fator moral. Se você utilizar uma benção de Nível 3 ou 4, possivelmente consegue repor toda a perda de moral perdida durante o Round. Se utilizar uma benção de Nível 5, além de repor as perdas de moral, irá gerar uma reserva de moral para ser utilizada em vários e vários rounds, mantendo a moral mesmo depois da benção terminar.

Uma batalha marítima utilizando este monumento pode ser visto no seguinte link: Batalha Marítima de 197 rounds

Observação Final: este monumento está presente em 903 ilhas do mapa do ikariam, ou seja, 16,9% das ilhas.

Tabela de Regeneração Principal - Todos os Monumentos no Mesmo Nível de Benção


Figura 27 - Tabela de Regeneração do Monumento Fortaleza de Ares (EM HORAS)



Colosso



Figura 28 - Descrição das Bençãos do Monumento Colosso


Para finalizar, vamos descrever a benção do Colosso ou Guarda de Pedra. Este monumento também é voltado para jogadores que estão em constante combate. Com o colosso, você poderá dispersar ataques à sua cidade em combates que estejam em progresso, seja por terra ou pelo mar.

Portanto, se quiser dispersar tropas que estejam em combate com as sua tropa (com a missão Roubar ou a missão Ocupar) ou quiser dispensar frotas que estejam em combate com a sua frota (com a missão Bloquear), pode utilizar a benção do Colosso. O nível de benção vai determinar a quantidade de tropas ou frotas que serão dispersados.

Atenção: o Colosso não dispersa tropas que estejam ocupando sua cidade ou um bloqueio que já esteja sendo realizado. Só dispersa enquanto existe combate.

O tempo que as tropas ficarão dispersas depende do nível de benção do Colosso.

Exemplo (Colosso): se você tiver um Colosso no Level 5 e ativar o Monumento durante um combate, as tropas do inimigo serão dispersas do combate e ficarão desaparecidas por um longo tempo. O tempo que as tropas permanecem dispersas no caso do Colosso de Nível 5 é igual à soma dos seguintes tempos:

Dispersão de Nível 5
Tempo de Translado das entre a cidade atacada (com colosso) e a cidade de onde sairam as tropas + 4 horas (tempo base de dispersão do jogo) + 2 horas (dispersão de Nível 5 do Colosso)


Então, se estou atacando um jogador que está há 10 horas da minha cidade e o jogador ativar o Colosso de Nível 5, minhas tropas permanecerão dispersas por 10 horas + 4 horas + 2 horas = 16 horas.

Durante todo esse tempo, além de não poder contar com minha tropa, estarei pagando manutenção dobrada pois as tropas estão em missão fora da minha cidade.

Abaixo a imagem do campo de batalha, quando ativamos o Colosso de Nível 5.

Batalha com utilização do Colosso no Nível 5


Se eu utilizar uma dispersão de Nível 4 ou inferior, parte das tropas em combate são retiradas. A porcentagem de tropas retiradas é feita de maneira igual entre as unidades que estão em combate.

Isso quer dizer que, se eu ativar o Colosso no Nível 4, 60% de cada unidade inimiga que estiver no combate é dispersada.

Se no combate o inimigo estiver com:
-> 1000 Hoplitas
-> 2000 Espadachins
-> 400 Fuzileiros
-> 200 Balões
-> 100 Girocópteros
-> 50 Cozinheiros

Ao ativar o Colosso no Nível 4, as seguintes unidades serão dispersas (60% de tropas dispersas):
-> 600 Hoplitas
-> 1200 Espadachins
-> 240 Fuzileiros
-> 120 Balões
-> 60 Girocópteros
-> 30 Cozinheiros

Assim, o inimigo permanecerá apenas com as seguintes unidades no combate:
-> 400 Hoplitas
-> 800 Espadachins
-> 160 Fuzileiros
-> 80 Balões
-> 40 Girocópteros
-> 20 Cozinheiros

Abaixo temos um exemplo de como são retiradas as frotas que estavam em combate em um porto ao ser acionada a benção do Colosso e de como fica o campo de batalha:


Round 2



Acionamento do Colosso



Round 3



Frotas retiradas



Observação Final: este monumento está presente em 966 ilhas do mapa do ikariam, ou seja, 18,1% das ilhas.

Tabela de Regeneração Principal - Todos os Monumentos no Mesmo Nível de Benção


Figura 29 - Tabela de Regeneração do Monumento Colosso (EM HORAS)

3 comentários:

  1. Tem como ficar ganhando dinheiro extra atraves do sacerdote??? no menu da prefeitura mostra parece que dá pra ganhar dinheiro com sacerdotes...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tipo, na ilha em que eu fiz uma colônia, isso a pouco tempo, fui dá uma olhada no templo e minha fé é de 72% sendo que não tenho templo. Na minha capital é 32% e também não tem templo, e na colônia que construí o templo é 8%. Poderia me dizer como e por que isso acontece?

    ResponderExcluir