Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ocupação e Tratado de Guarnição

Ocupação


A Ocupação é uma característica que foi implementada no jogo na Versão 0.3.1. Esta característica possibilita aos jogadores Ocupar temporariamente a cidade de outro jogador para utilizá-la como "ponte" para atacar um terceiro jogador ou simplesmente para não permitir a entrada de inimigos em uma ilha. Abaixo temos a imagem da Vista de uma Ilha, mostrando uma cidade ocupada:



Cidade Ocupada - Vista de Ilha


O limite de Ocupações que um jogador pode realizar é igual ao Nível do seu Palácio. (Exemplo: se um jogador possui um Palácio de Nível 4, poderá fazer 4 Ocupações)
Para retirar uma Ocupação você deve primeiro finalizar todas as suas movimentações de Tropas e Frotas em direção à esta cidade. Em seguida, vá até o seu Palácio e cancele a Ocupação clicando sobre a seta vermelha indicando o retorno, conforme imagem a seguir:



Visão do Palácio com destaque para o botão de Cancelamento da Ocupação


Observação: Não é possível Ocupar cidades Inativas ou cidades de jogadores em Modo de Férias. Uma exceção ocorre quando o jogador atacado entra em Modo de Férias com a ação Ocupar em andamento, sendo que a ação é finalizada e, o Ocupante poderá ficar na cidade do jogador que entrou em Modo de Férias por algumas horas. Após esse período, se as tropas não forem movidas para outro destino, elas são chamadas automaticamente para a cidade de origem.

Características da Ocupação para o jogador ocupante

  • As Tropas e Frotas enquanto estiverem estacionados em uma cidade ocupada custarão o dobro da manutenção.
  • O jogador pode utilizar a cidade como "ponte" para realizar outros ataques. Se você executar um roubo a partir de uma cidade ocupada, levará 90% dos recursos que forem roubados.
  • O jogador ocupante e seus aliados podem mover Tropas e Navios de Guerra para a cidade ocupada.
  • Você pode acessar a Vista de Cidade da cidade ocupada.
    • Com esta opção, poderá visualizar todas as Tropas e Navios de Guerra que forem posicionados nesta cidade.
    • Com esta opção, poderá visualizar os níveis dos edifícios da cidade ocupada.
  • As Tropas e Navios de Guerra que estiverem posicionados em cidades ocupadas ficarão sujeitos à estrutura desta cidade.
    • O tempo de carregamento das Tropas nos Barcos de Comércio com destino à outra ilha será calculado a partir dos níveis dos Portos Mercantis da cidade ocupada, ou seja, quanto menor o(s) Porto(s) maior será o tempo de carregamento.
    • As Tropas e Navios de Guerra posicionados na cidade ocupada poderão ser facilmente espionados se o nível de Espionagem da cidade for baixo.
  • As opções de Roubar e Ocupar uma cidade são automaticamente desabilitados quando o jogador Ocupa esta cidade. Esta característica é válida para o jogador ocupante e para os jogadores de sua aliança.


Características da Ocupação para o jogador que tem a cidade ocupada

  • Se o ocupante saquear uma cidade usando a cidade ocupada como "ponte", a cidade ocupada receberá 10% dos recursos saqueados.
  • Os custos de materiais para o recrutamento de Tropas e os Navios de Guerra são dobrados, porém manutenção continua a mesma.
  • O jogador ocupado não pode iniciar missões de pilhagem a partir da sua cidade ocupada.
  • O jogador pode ver quantas Tropas e os Navios de Guerra o ocupante e seus aliados estacionaram em sua cidade clicando no botão "Tropas na Cidade".
  • Se o jogador ocupado tiver Tropas suficientes poderá tentar livrar sua cidade ocupada por meio da opção "Cidade Livre", a partir da Vista da Ilha.
  • Se o jogador que teve a cidade ocupada pode utilizar a opção "Rebelião" na Vista de Ilha para tentar livrar sua cidade.
    • As tropas estacionadas na cidade precisarão novamente destruir a Muralha ou parte dela e destruir as Tropas que realizaram a rebelião para Ocupar novamente a cidade
    • Observação: Se um jogador ocupa uma cidade e seus aliados posicionam Tropas e Navios de Guerra nesta cidade, este jogador precisará deixar algumas unidades para poder retomar a ocupação em caso de "Rebelião". Se o ocupante retirar todas as Tropas e o jogador ocupado fizer rebelião, as Tropas posicionadas na cidade ocupada retornarão para suas cidades de origem.
  • Se o jogador fizer Rebelião na cidade ocupada e aniquilar a Ocupação enquanto o jogador ocupante está executando um Roubo, as Tropas do jogador ocupante dispersarão e retornarão às cidades de origem quando tentarem retornar para a cidade que estava ocupada. Neste caso, os recursos que forem roubados serão atirados ao mar.


Requisitos para utilizar a opção "Ocupar Cidade"

Para habilitar a opção "Ocupar Cidade" o jogador precisa realizar a pesquisa Governador, no campo de Pesquisa Militar.

 Quoted from "Menu de Ajuda do Ikariam"


Área de Pesquisa: Militar
Nome: Governador
Descrição: Se empregar um funcionário público, pode não só roubar outras cidades, mas também utilizar e gerir a cidade. Em nenhum momento vamos usar a riqueza dos outros para o nosso próprio benefício. Permite: Ocupação


Pontos de Ação em Cidades Ocupadas

  • A quantidade de Pontos de Ação disponíveis em uma Ocupação é igual à quantidade de Pontos de Ação desta cidade menos 2. (Exemplo: Um jogador possui uma cidade com Câmara Municipal de Nível 20. Então possui 8 Pontos de Ação. Se o jogador Ocupar esta cidade com Câmara Municipal de Nível 20, terá somente 6 Pontos de Ação disponíveis.)

  • Níveis 1 a 3 = 1 Ponto de Ação
  • Níveis 4 a 7 = 2 Pontos de Ação
  • Níveis 8 a 11 = 3 Pontos de Ação
  • Níveis 12 a 15 = 4 Pontos de Ação
  • Níveis 16 a 19 = 5 Pontos de Ação
  • Níveis 20 a 23 = 6 Pontos de Ação
  • Níveis 24 a 27 = 7 Pontos de Ação
  • Níveis 28 a 31 = 8 Pontos de Ação
  • Níveis 32 a 35 = 9 Pontos de Ação
  • Níveis 36 a 39 = 10 Pontos de Ação
  • Níveis 40 a 43 = 11 Pontos de Ação
  • Níveis 44 a 47 = 12 Pontos de Ação
  • Nível 48 = 13 Pontos de Ação



Tratado de Guarnição


O Tratado de Guarnição ou Direito de Guarnição é um tratado realizado entre dois jogadores ou entre uma Aliança e um jogador, permitindo que uma cidade sirva de base militar para as Tropas e Navios de Guerra, respectivamente, de um jogador ou de uma Aliança inteira. Vamos compreender isso melhor:

Tratado de Guarnição entre dois jogadores

Um jogador pode realizar um Tratado de Guarnição com outro jogador* com o objetivo de posicionar Tropas e/ou Navios de Guerra em alguma das cidades pertencentes ao jogador que recebe o Tratado de Guarnição.
* O jogador que recebe o Tratado de Guarnição pode pertencer ou não pertencer à aliança do jogador que envia o Tratado, mas é comum serem realizados Tratados de Guarnição entre jogadores de alianças diferentes.

Para enviar um Tratado de Guarnição o jogador necessita de 11 pontos de diplomacia livres. Ou seja, o jogador precisa ter uma Embaixada de, no mínimo, Nível 9.
O jogador que recebe o Tratado de Guarnição precisa ter, no mínimo, 4 pontos de diplomacia livres.

Para enviar um Tratado de Guarnição, o jogador necessita enviar uma Mensagem Particular para o outro jogador, colocando no campo Assunto o tipo de mensagem que está enviando, conforme imagem abaixo:



Enviando Mensagem Particular, requisitando Direito de Guarnição para um jogador


Tratado de Guarnição entre uma Aliança e um jogador

Se houver necessidade de abrigar Tropas ou Navios de Guerra de mais de um jogador da mesma Aliança na cidade de um jogador que não pertence à Aliança, o Diplomata da Aliança poderá enviar um Tratado de Guarnição de Aliança, requisitando o direito de guarnição para uma determinada cidade.

Neste caso, os pontos de diplomacia utilizados são os Pontos de Diplomacia da Aliança. Para realizar um Tratado de Guarnição de Aliança é necessário que a aliança possua 12 pontos de diplomacia livres e o jogador que recebe o Tratado de Guarnição de Aliança precisa ter 4 pontos de diplomacia livres. Na imagem abaixo, exibimos os pontos de diplomacia disponíveis em uma Aliança na Visão de Embaixada:



Vista de Embaixada com os pontos de diplomacia disponíveis


Quando um jogador faz um Tratado de Guarnição com outro jogador, ele visualizará a cidade deste jogador na cor Amarela. Se o Tratado de Guarnição for realizado entre uma Aliança e um jogador, todos os jogadores da aliança visualizarão a cidade do jogador que concedeu o Tratado de Guarnição na cor Amarela. Veja imagem a seguir:



Vista de uma cidade com Tratado de Guarnição concedido


Para facilitar a visualização de cidades com Tratado de Guarnição concedido, na Vista de Mundo, os jogadores poderão visualizar as ilhas com realce de cores diferentes. Na imagem abaixo, exibimos os tipos de ilha que o jogador poderá visualizar. A ilha em Amarelo possui pelo menos uma cidade com Direito de Guarnição concedido (para uma Aliança ou para um jogador).


Vista de uma parte do Mundo com diferentes tipos de ilhas - Vide Legenda abaixo


  • 1 - Ilha sem realce: Uma ilha comum, com jogadores de outras alianças.
  • 2 - Ilha com realce Azul Claro: Ilha com pelo menos 1 cidade ocupada pelo jogador ou por algum aliado.
  • 3 - Ilha com realce Amarelo: Ilha com pelo menos 1 cidade com Tratado de Guarnição concedido ao jogador ou para a aliança à qual o jogador pertence.
  • 4 - Ilha com realce Verde Claro: Ilha com pelo menos 1 aliado pertencente à mesma aliança do jogador que visualiza as ilhas.


Requisitos para utilizar a opção "Tratado de Guarnição"

Para habilitar a opção "Direito de Ocupação" o jogador precisa realizar a pesquisa Diplomacia, no campo de Pesquisa Marítima. No caso de Alianças, basta que o Líder transfira, no mínimo, 12 pontos de diplomacia para realizar o Tratado.

 Quoted from "Menu de Ajuda do Ikariam"


Área de Pesquisa: Navegação Marítima
Nome: Diplomacia
Descrição: Um dos nossos filósofos tem escrito sábias coisas sobre guerra e paz. Ele aconselhou-nos a formar federações com outras nações para juntos lutarmos contra os nossos inimigos! Permite: Direito de ocupação


Pontos de Ação em Cidades com Tratado de Guarnição

  • A quantidade de Pontos de Ação disponíveis em uma cidade com Direito de Guarnição é igual à quantidade de Pontos de Ação desta cidade menos 2. (Exemplo: Um jogador possui uma cidade com Câmara Municipal de Nível 20. Então possui 8 Pontos de Ação. Se um jogador ou Aliança* usar esta cidade com um Direito de Guarnição, esta cidade com Câmara Municipal de Nível 20, terá somente 6 Pontos de Ação disponíveis.)
[/align]

* No caso do Direito de Guarnição ser concedido à uma Aliança, os Pontos de Ação disponíveis para os jogadores que posicionarem na cidade que concedeu o Direito de Guarnição são individuais, ou seja, cada jogador terá os seus próprios Pontos de Ação para utilizar.


  • Níveis 1 a 3 = 1 Ponto de Ação
  • Níveis 4 a 7 = 2 Pontos de Ação
  • Níveis 8 a 11 = 3 Pontos de Ação
  • Níveis 12 a 15 = 4 Pontos de Ação
  • Níveis 16 a 19 = 5 Pontos de Ação
  • Níveis 20 a 23 = 6 Pontos de Ação
  • Níveis 24 a 27 = 7 Pontos de Ação
  • Níveis 28 a 31 = 8 Pontos de Ação
  • Níveis 32 a 35 = 9 Pontos de Ação
  • Níveis 36 a 39 = 10 Pontos de Ação
  • Níveis 40 a 43 = 11 Pontos de Ação
  • Níveis 44 a 47 = 12 Pontos de Ação
  • Nível 48 = 13 Pontos de Ação

2 comentários: